A árvore de natal, como surgiu? O que significa?

1
684

O Blog GR – Mostrando Minhas Paixões…

A árvore de natal, como surgiu? O que significa?

Oi, gente! Tudo bem com vocês?!

A paz de Jesus e o amor de Maria!!!

No post de hoje, o assunto é sobre a árvore de natal.

O sentido da árvore natalina, muitos já devem saber (creio eu, rsrs), que é significado de vida e esperança. Mas fiquei curiosa como que ela surgiu e daí fui pesquisar sobre ela. Encontrei tanta “baboseira” dita por pessoas leigas do assuntos e que nem católicas são, que na minha opinião deveriam falar de coisas que conhecem, acreditam ou sabem de verdade e não ficar inventando (pronto, falei!).

Graças a Deus, cheguei a sites católicos e confiáveis, que relataram como surgiu verdadeiramente a árvore de natal…

arvore“A árvore de Natal foi inventada por São Bonifácio, que ficou conhecido como apóstolo dos germanos ou evangelizador da Alemanha. Em 723, São Bonifácio derrubou um enorme carvalho dedicado ao deus Thor, perto da atual cidade de Fritzlar, na Alemanha. Para convencer o povo e os druidas, que eram sacerdotes do lendário povo celta, de que não era uma árvore sagrada, ele cortou-a. Na queda, o carvalho destruiu tudo que ali se encontrava, menos um pequeno pinheiro. Segundo a tradição, Bonifácio interpretou esse fato como sendo um milagre.

Esse fato aconteceu no Tempo do Advento e, como ele pregava sobre o Natal, declarou: “Doravante, nós chamaremos esta árvore de Árvore do Menino Jesus”. A partir disso, teve início o costume de plantar pequenos pinheiros para celebrar o nascimento de Jesus, inicialmente na Alemanha, e depois para o mundo todo. A partir do século XV, os fiéis começaram a montar as árvores em suas casas. Com a reforma protestante – que suprime as tradições do presépio e de São Nicolau –, a árvore adquire maior protagonismo em muitos países do norte. A seus pés, as crianças encontram os presentes trazidos pelo Menino Jesus.

O “Apóstolo da Alemanha” continuou pregando ao povo alemão que estava assombrado e não podia acreditar que o assassino do Carvalho de Thor não tivesse sido ferido por seu deus. Bonifácio olhou mais à frente onde jazia o carvalho e assinalou um pequeno abeto e disse: “Esta pequena árvore, este pequeno filho do bosque, será sua árvore santa esta noite. Esta é a madeira da paz…É o sinal de uma vida sem fim, porque suas folhas são sempre verdes. Olhem como as pontas estão dirigidas para o céu. Terá que chamá-lo a árvore do Menino Jesus; reúnam-se em torno dela, não no bosque selvagem, mas em seus lares; ali haverá refúgio e não haverá ações sangrentas, mas presentes amorosos e gestos de bondade”.

Em 1982, a árvore foi instalada pela primeira vez na Praça de São Pedro. Nesta ocasião, disse o Papa João Paulo II: ‘Eu creio que é o símbolo da árvore da vida, aquela árvore mencionada no livro do Gênesis e que foi plantada na terra da humanidade junto a Cristo (…). Depois, no momento em que Cristo veio ao mundo, a árvore da vida voltou a ser plantada através d’Ele e agora cresce com Ele e amadurece na cruz (…). Devo dizer-lhes – confessava – que eu pessoalmente, apesar de ter uns quantos anos, espero impacientemente a chegada do Natal, momento em que é trazido aos meus aposentos esta pequena árvore. Tudo isso tem um enorme significado, que transcende as idades…”‘.

(Textos retirados de sites católicos: Canção Nova e Editora Cléofas)

A igreja recomenda a montagem da árvore no 1º domingo do Advento.

Espero que vocês tenham gostado!

Deixa eu saber nos comentários.

Compartilhe com seus amigos.

Fiquem com Deus!

Beijos e até o próximo!!!

 

Deixe seu comentário...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here