Meio Ambiente, eu cuido?

0
634

O Blog GR – Mostrando Minhas Paixões…

Meio Ambiente, eu cuido?

Olá, genteeeee! A Paz de Cristo e o Amor de Maria!

Olha eu novamente, rsrs… Tudo bem com vocês? Espero que sim!!!

Meio Ambiente, eu cuido?

img_post_017
Gente amada em Cristo, hoje é dia 05 de junho, dia mundial do meio ambiente! Este dia foi estabelecido na conferência de Estocolmo, na Suécia em 1972. Um evento que visava chamar atenção de todos para o cuidado com o nosso planeta. Isso aconteceu há 44 anos, ou seja, há 44 anos fala-se em cuidar e preservar o meio ambiente.

No ano passado, em dezembro de 2015 aconteceu a COP21( Conferência do Clima da ONU). Que reuniu muitos países, quase todos, para discutirem o esforço que todos os países precisam fazer para diminuírem as emissões de carbono. E conter o aquecimento global. O Objetivo central é manter o aquecimento muito abaixo de 2Cº, que segundo os cientistas isto seria o ideal.

O Brasil chegou à COP21 com o compromisso de reduzir 37%, até 2025, e em 43%, até 2030, as emissões de gases do efeito estufa. Para isso, o País pretende zerar o desmatamento na Amazônia Legal. E restaurar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, uma área do tamanho do território da Inglaterra. Estou aqui torcendo e pedindo a Deus para que todos os países envolvidos nesta empreitada cumpra o que se propuseram a fazer. E que o Brasil cuide com força e garra da nossa querida Amazônia, pulmão do mundo. Que este pulmão seja sarado de tanto desmatamento.

Aqui me lembro também do triste acontecimento em Minas Gerais, no finalzinho do ano ano passado, o rompimento das barragens em Mariana. Um dos piores acidentes ambientais do mundo. Que as autoridades, empresários, investidores, coloquem em seus projetos como prioridade o cuidado e preservação da mãe natureza.

Deus perdoa, a natureza Nãooooooo!!!

A local resident fills a container with water taken from a partially dried-up reservoir in Zhulin Town of Wenshan County, Yunnan province March 4, 2010. Rain and snow were forecast for most parts of north China and some eastern regions over the next three days, and severe drought would continue in the dry southwest, the China Meteorological Administration (CMA) said Wednesday and reported by Xinhua News Agency. REUTERS/Stringer (CHINA - Tags: ENVIRONMENT SOCIETY) CHINA OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN CHINA

Podemos refletir neste dia o quão importante nossa participação pode fazer diferença na resposta que a natureza dá, pois há a lei do retorno!

As autoridades dos países, a ONU, os cientistas, os ambientalistas procuram soluções para reverter os efeitos negativos causados pela ação do homem na natureza. Criando acordos, leis, campanhas de conscientização. Se isso vai se cumprir não se sabe, eu torço que sim!

Nós, seres comuns, neste mundão de meu Deus temos que fazer a nossa parte também, viu? Existem atos que está muitíssimo ao nosso alcance: o consumo consciente da água; a reciclagem e coleta do lixo- aviso que aqui em SBC-SP. Existe coleta seletiva do lixo, você separa o lixo reciclável do orgânico?; não jogar lixo no chão ou pela janela do carro, pois é, em pleno séc. XXI existem pessoas que ainda não aprenderam que lixo se joga no lixo. Muitas outras atitudes nossas podem contribuir para o melhoramento do Meio Ambiente.

A natureza responde aos nossos atos.

Laudato Si, o que é isso?

img_post_019
A Laudato Si é uma encíclica (carta) que o Papa Francisco escreveu sobre o Meio Ambiente, exortando-nos a olhar a natureza com cuidado e zelo.

O ponto central de Laudato Si é: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer?”

O cuidado da casa comum é dever de todos, nos recorda Papa Francisco.

Te convido a refletir neste dia mundial do meio ambiente, o que tu podes contribuir para um mundo mais ecológico e mais saudável?! Eu preciso de você, você precisa de mim…

Um abraço fraterno em Cristo! Até o próximo!!!

Beijos ♥♥♥