Quarta-feira de Cinzas. É Quaresma! Eis um tempo propício para voltar pra Deus!!!

0
725
   

  Hoje é Quarta-feira de Cinzas.
Quarta-feira de Cinzas inicia-se o tempo da Quaresma.  Recordemos que este é um dia em que a Igreja prescreve para os seus fiéis jejum e abstinência de carne. O tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a missa da ceia do Senhor, exclusive.   É o tempo para preparar a celebração da Páscoa.
     Na celebração  na Quarta-feira de Cinzas é realizada a abertura da Campanha da Fraternidade, que tem como finalidade principal ajudar os cristãos a vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola.
    Neste ano, o tema da Campanha é: “Casa comum, nossa responsabilidade”, e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24).
    A quaresma é um tempo em que Deus nos convida à conversão profunda. Como viver a Quaresma? Sobretudo é preciso meditar sobre isso: o pecado nos afasta de Deus e levou Jesus a vir à Terra para nos salvar, morrendo numa Cruz; devemos arrancar o pecado da nossa alma; um dia nos encontraremos com Deus.
    No primeiro dia da Quaresma, a Igreja nos traz na  liturgia da palavra: Jl 2, 12-18; Sl 50; 2Cor 5, 20-6,2; Mt 6,1-6.16-18. No Salmo do dia clamamos a misericórdia; na segunda leitura São Paulo nos exorta a nos reconciliar com Deus, que este é o tempo favorável, eu te ouvi, no dia da salvação, eu te socorri. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. No Evangelho o Senhor nos dá a verdadeira fórmula para vivermos bem esses quarenta dias: o amor. Quando pratica-se as obras de caridade, o jejum e a oração com amor e por amor a Deus e aos irmãos estamos no caminho certo.
      Desejo a você uma santa Quaresma!
      Beijo no coração de cada um de vocês!!!

Referências: Semanário Litúrgico da Diocese de Santo André; Revista Canção Nova fevereiro 2016. 
    
  

Deixe seu comentário...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here