Resenha do Livro Caetés

0
1112

O Blog GR_Mostrando minhas paixões… #livros

Oi, gente!

Tudo bem com vocês?! A paz de Jesus e o amor de Maria!!!

 

Vamos à resenha?…

 

Caetés é o primeiro livro de Graciliano Ramos, publicado em 1933. Graciliano cria uma história narrador-personagem, onde João Valério, personagem principal, vai relatando ao leitor sua vida.

O lugar de Palmeira dos Índios-AL, é o cenário desta história.

João Valério já começa com pé na jaca, logo no primeiro capítulo dá um beijo em Luísa. Daí você pode me perguntar:”Que mal há nisso, Gerdulina?” e eu te respondo:”Luísa, é casada!”

João Valério é guarda-livros da casa comercial dos irmãos Adrião (marido de Luísa) e Vitorino Teixeira, mas se sente um sujeito inferior e quer ser mais valorizado na cidade, mas não faz nada para “tal” valorização merecer. Em seus próprios pensamentos surge as ideias: “sou desempenado, gozo saúde e arranho literatura”. Deseja em seu íntimo que Adrião morra, para assim casar-se com Luísa.

Luísa e João Valéria se tornam amantes. Este relacionamento serve de inspiração para ele escrever o seu próprio livro “Os índios Caetés” que é um romance históricos desses índios. Não demora muito para o babado cair na boca do povo.

 

Passa algum tempo, e chega uma carta anônima para o marido traído alertando-o da traição, daí ele chama João Valério para conversar e tirar satisfação e fazer questionamentos, mas o amante de Luísa nega tudo. Adrião aceita o questionamento e acredita. No dia seguinte, Adrião atira em si mesmo e depois de oito dias, morre.

Depois do sepultamento, os amantes não se veem por três meses, daí se encontram novamente e decidem acabar com o relacionamento, pois alegam que não se amam mais.

O que podemos concluir com esta história é que não vale a pena ter vida dupla. É pura ilusão e enrolação.

Eu pensei que este livro fosse mais interessante. É uma historinha de Graciliano mais ou menos, rsrs. Isto é minha opinião, gente. Não se sintam ofendidos os admiradores de Graciliano, pois também sou. Tem outros livros dele que são muito mais interessantes. Afinal de contas ele é ícone da literatura brasileira.

 

Espero que vocês tenham gostado!

Comente este post e compartilhe com seus amigos.

Fiquem todos com Deus e até o próximo…

 

Beijos ♥♥♥

 

Deixe seu comentário...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here