Resenha do livro São Bernardo de Graciliano Ramos.

0
1545

O Blog GR-Mostrando minhas paixões… #livros

Oi, gente! Tudo bem com vocês?!

A paz de Jesus e o amor de Maria!

 

Vamos à resenha…

São Bernardo é o segundo livro de Graciliano Ramos, esse grande escritor brasileiro, alagoano que muito contribui para a literatura nacional. O livro foi escrito na década de 30. Com uma linguagem bem nordestina e citando também fatos políticos da época, Graciliano escreve a obra.

São Bernardo é uma fazenda da propriedade de Paulo Honório. Paulo é o próprio narrador da história que é contada no livro.

Paulo Honório começa a sua narração contando que se estabeleceu em Viçosa, Alagoas, e logo depois adquiriu uma fazenda e deu a esta o nome de São Bernardo. A propriedade cresceu, teve escola e igreja. Paulo convidou Madalena para ensinar na escolinha que ele criara, pouco tempo depois se casa com ela. Uma vida a dois muito turbulenta, pois Paulo é muito ciumento. Os dois tiveram filhos.

Com uma linguagem muito culta e muito regional também, o personagem criado por Graciliano, vai narrando a sua vida e a de todos que moram em São Bernardo. Passados alguns anos, Madalena, já não aguenta mais a vida ao lado de Paulo que é extremamente explosivo e ciumento, e, resolve partir de forma triste e trágica, pois se suicida.

O livro termina assim: Paulo atormentado pela lembrança de Madalena e narrando a sua própria história.

A leitura é bem rápida, pois o livro é pequeno, mas se o leitor não prestar bastante atenção não compreenderá a história por completo, porque Graciliano usa uma linguagem muito culta e formal.

 

Espero que tenham gostado!

Compartilhe com seus amigos.

Fiquem com Deus e até o próximo…

Beijos♥♥♥

Deixe seu comentário...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here